Congregação

Congregação das irmãs de São Pedro Canísio

Conheça um pouco mais sobre nós:

Nosso Carisma

Carismas são dons inspirados aos Fundadores pelo Espírito Santo e devem estar a serviço da comunidade e permanentemente abertos às novas exigências da vida e aos sinais dos tempos para poderem ser úteis à Igreja e à missão de cada Instituto.

O CARISMA de nossa Congregação é a vivência do espírito da Família de Nazaré (cf.Lc 2,51-52), que tem como característica uma confiança inabalável em Deus, uma profunda fé vivida na simplicidade (cf.Lc 2,7;16-19), na alegria e na disponibilidade para com os irmãos, de modo especial aos empobrecidos, e no acolhimento aos que nos procuram.

NOSSO CARISMA: Anunciar a Boa Nova no espírito de simplicidade, alegria e disponibilidade da Família de Nazaré.

Nossa Missão

As Irmãs Canisianas, em todos os lugares onde se fazem presentes procuram a exemplo de São Pedro Canísio serem Mensageiras da Palavra de Deus. Dedicam especial atenção à juventude e às famílias e de modo especial devem ter solidariedade com os empobrecidos e com os que sofrem.

Hoje Seguindo as pegadas de Jesus Cristo como Irmãs de São Pedro Canísio, colocamo-nos a Serviço do Reino anunciando a Boa Nova através da Boa Imprensa, Obras Sociais, Educacionais, Pastorais, Pensionatos e Hospedagens.

 

Cruz

O símbolo das Irmãs de São Pedro Canísio é a Cruz grega.

Em Jesus Cristo a Cruz tornou-se símbolo da Redenção, sinal perfeito e doação do amor de Deus por nós e do amor do Filho encarnado pelo Pai.

A Cruz que nós Irmãs de São Pedro Canísio usamos é Cruz Grega, tem os quatro lados iguais.
Simbolizando que devemos amar a Cristo e aos nossos irmãos e irmãs na mesma dimensão, com que Ele nos ama.
A Cruz nos desperta para a realidade do Amor e Amor gratuido que nos salva a todo instante.
O porque do Girrasol: O girassol representa o astro luminoso, Jesus Cristo a Verdadeira Luz do Mundo.

Estrutura

As Irmãs, às quais foi confiado um cargo de responsabilidade, exerçam-no com amor e simplicidade, a exemplo de Jesus de Nazaré.(Jo13,4-5; Mt 20,28). Const.143

A Congregação constitui-se de Irmãs pertencentes a diversas Comunidades. Cada comunidade tem uma Coordenadora juntamente com uma Assistente. Temos a Provincial, que forma um Conselho com cinco Conselheiras e a cada três anos há Capitulo Provincial onde há eleição ou reeleição. A Casa Provincial é em Aparecida – SP desde 1951

A Superiora Geral é brasileira desde o Capitulo de 2002. Após o Capitulo Geral a eleição ou reeleição é constituído o Conselho Geral que é formado por cinco irmãs num período de cinco anos.

Sua primeira sede no Brasil foi em Uberaba – MG permanecendo até o Capitulo de dezesseis de julho de 2007 que ficou decidido que o Governo Geral terá a sua sede em Brasília – DF. A Sede da Congregação é no Brasil Temos duas Províncias: Província São Pedro Canísio – Europa Província Nossa Senhora Aparecida – Brasil.

No 20º Capítulo Geral Eletivo e Pastoral na sede Geral em Brasília-DF. O capítulo teve início no dia 25/06 a 04/07/2012.
Foi decidido suprimir no Brasil, o Governo Provincial (Província Nossa Senhora Aparecida).
No dia 29/06/2012 as Irmãs reunidas elegeram o novo Governo Geral, elegendo pela terceira vez consecutiva, como Superiora Geral a Irmã Expedita Cesário da Silva (segunda da esquerda para a direita). Como conselheiras foram nomeadas Irmã Clésia Maria Brusamarello, Irmã Aparecida Nazaria Pereira, Irmã Marilza Maria Rodrigues e Irmã Juliana Gutzwiller.

A Congregação de São Pedro Canísio , no dia 28 de agosto de 1919, foi reconhecida de Direto Diocesano por D. Plácido Colliard, Bispo de Lausane e Genebra, em Friburgo.

Nossa Espiritualidade

maria-eucaristia-papa-franciscoA Vida Espiritual é prioridade e essência da Vida Consagrada. Ela ocupa o primeiro lugar no programa das Famílias de Vida Consagrada. A Nossa Espiritualidade tem como fundamento a vivência do espírito da Família de Nazaré, configurada com a imagem da Trindade.

Nesta comunhão somos introduzidas pelo Espírito de amor, que também é vínculo da comunhão do Pai com o Filho (VC,42). Através das palavras de nosso Fundador, podemos definir a espiritualidade de Nossa Congregação como:
Eucarística; Mariana; Eclesial.

Eucarística – Jesus Eucarístico é o centro de nossa vida espiritual e vida consagrada.

Mariana – Cultivamos uma profunda espiritualidade mariana pois Maria é exemplo sublime de perfeita consagração a Deus e de serviço aos irmãos.

Eclesial – A comunhão com a Igreja – Nosso apostolado deve ser sempre realizado em comunhão e unidade com os Pastores da Igreja, especialmente com o Papa.

Escudo

Esse é o escudo da Congregação das irmãs de São Pedro Canísio, e cada desenho representado nele tem o seu significado.

Clique na imagem para ver o que cada cor representa.